fbpx

Condomínio autossustentável

Compartilhe

A preocupação com o meio ambiente e a busca por maior qualidade de vida têm levado muitas pessoas que vivem em centros urbanos a optar por morar em condomínios sustentáveis. Este é justamente o perfil dos moradores do Residencial e Comercial Porto da Lagoa Resort, localizado na Lagoa da Conceição, lugar com uma das paisagens mais bonitas de Florianópolis.

Síndica do complexo com 92 apartamentos, 14 casas e 5 lojas e com uma média de 230 moradores, Sandra de Sousa Alves entendeu que era importante adotar práticas de sustentabilidade na gestão deste condomínio. E mais do que isso, tinha consciência de que além de auxiliar na conservação ambiental e melhorar a qualidade de vida para os moradores, algumas medidas trariam uma valorização do imóvel e economia com gastos do dia a dia.

“Com a possibilidade de tornar o condomínio o mais sustentável, percebi que seria possível também fazer uma redução considerável na taxa condominial, pois os custos eram muito altos com energia elétrica, água e esgoto. Além disso, o lixo não era devidamente depositado em locais adequados. Ou seja, o impacto ambiental era grande e não gerava bem-estar aos condôminos”, explica a síndica profissional que tem experiência de 18 anos e atende a sete condomínios na capital.

Vislumbrando um mundo melhor para o futuro e inspirada em projetos realizados por grandes empresas e gestores, Sandra idealizou mudanças que trariam benefícios para os lares dos moradores e ainda poderiam tornar o condomínio uma referência. Assim, com o objetivo de incentivar a preservação ambiental e reduzir as despesas condominiais, implementou as seguintes ações no Porto da Lagoa Resort:

Minhocário/Compostagem
Alternativa para reciclagem de resíduos orgânicos do condomínio. Possui um baixo custo, no qual a compostagem vira adubo e o chorume pode ser utilizado nos jardins do condomínio.

Central de Tratamento de Esgoto
Projeto no qual o esgoto do condomínio é tratado e a água é usada em todo o condomínio para lavação das áreas comuns, molhar as quadras de tênis e os jardins.

Horta Comunitária
Com o intuito de reduzir custos, aumentar a integração entre os vizinhos e consumir alimentos mais saudáveis, foi criada uma horta comunitária com hortaliças, chás e frutas disponíveis para consumo de todos os moradores.

Reciclagem
Todos os resíduos recicláveis dispensados no condomínio são separados adequadamente e vendidos. O valor arrecadado é utilizado na realização de um café para os funcionários.

Placas de Energia Solar
O condomínio possui placas de energia solar que são utilizadas no abastecimento de energia das áreas comuns. Com isso, há a diminuição dos custos do condomínio, sendo também uma opção mais ecológica.

Bicicletário e Suporte para Stand-Up
O condomínio possui bicicletário com espaço para mais de 100 bicicletas e suportes para guardar os stand-up dos moradores, incentivando assim o uso de transportes mais sustentáveis e a prática de atividades ao ar livre.

Segundo a síndica, foram muitos os benefícios que estas medidas trouxeram para o condomínio. “A horta, por exemplo, proporcionou aos moradores a facilidade de consumir produtos frescos, já que não há mercado ou hortifruti próximos ao condomínio. Hoje vivemos em um mundo em que pequenas ações geram grande impacto em todo o ambiente. E simples atitudes e mudanças no dia a dia são capazes de gerar grandes resultados e contribuir para um mundo melhor para todos”, conclui.

Mensagem aos síndicos e administradores:

Um trabalho de “formiguinha” pode se tornar uma grande ação e beneficiar a todos. Basta ter força de vontade, determinação e trabalho em grupo, afinal, a equipe é o que faz a diferença”. Sandra de Sousa Alves

 

Ver mais finalistas

Vote nos finalistas

Compartilhe