Compreender antes de resolver
Habilidades como empatia e escuta ativa – conceitos fundamentais na busca de autoconhecimento e inteligência emocional – são cada vez mais necessárias no exercício da profissão de síndico. E foi justamente para demonstrar a importância de compreender os desafios deste cargo tão complexo que foi proposta uma nova experiência no atendimento ao Rooftop VK, edifício de Blumenau que possui 18 unidades.
A ideia surgiu ao ser constatada a dificuldade de algumas administradoras em entender que o síndico pode ter dúvidas na gestão condominial e que, muitas vezes, pode precisar de uma atuação mais presente e maior proatividade por parte dela. “Mesmo com conhecimento financeiro, contábil, jurídico muitos profissionais que atuam como síndico precisam contar com uma administradora presente e consciente das necessidades do condomínio e do próprio síndico”, pontua Felipe Zonta, síndico profissional do Rooftop VK.
Para comprovar que é na experiência prática que se consegue alcançar a empatia nas relações, surgiu a ideia de colocar um profissional da administradora para vivenciar as funções de síndico, no contato direto com moradores e prestadores de serviços. Desta forma, seria possível demonstrar a rotina dele no condomínio e possibilitar a real compreensão das necessidades e sentimentos pertinentes a essa função.
“A sugestão de que a administradora, através de seus representantes, tomasse a decisão de fornecer serviço de síndico foi desafiadora”, admite. Contudo, Zonta explica que alguns prédios foram escolhidos para participar deste desafio quando oportunamente apresentaram a necessidade da contratação de um síndico.
Resultados práticos surgiram a partir da experiência no edifício
O “exercício” proposto teve alguns resultados práticos na gestão do Rooftop VK. Foram criadas uma cartilha para o zelador e outra para os moradores, ambas com lembretes e situações importantes a serem consideradas dentro de um condomínio. Também foram realizadas reuniões frequentes dentro da administradora para expor as experiências vivenciadas como síndico e pelos síndicos da administradora. Além disso, foi feita a publicação semanal nas redes sociais de temas importantes para a função e criados novos projetos para assessorar outros setores envolvidos na gestão condominial.
Zonta relata que, a partir desta experiência, os funcionários da administradora reconheceram que ser síndico exige paciência, liderança, iniciativa e autorresponsabilidade. “Atuar como síndico dentro da administradora requer ainda mais transparência, comunicação e vontade de conquistar bons resultados para os moradores. Diante de tantos conflitos nas relações, a Ágile se esforça ao máximo para ter um atendimento respeitoso e praticar a escuta ativa. É fundamental que todos os envolvidos na gestão busquem educar-se na transformação da sua inteligência emocional”, enfatiza.
Na visão de Hermínio Gastaldi, que além de subsíndico é morador do Rooftop VK, contar com um síndico profissional contribui muito para a gestão do condomínio. “O fato de ter uma pessoa dedicada ajuda muito, porque além de atuar nesse condomínio, ele tem experiência em outros edifícios. Portanto, sabe como atuar em todas as situações que possam aparecer, tem capacidade para dirimir as dúvidas, dar os encaminhamentos necessários. E o que todo morador quer é que seu condomínio seja um bom lugar para se viver e que o empreendimento seja valorizado cada vez mais”, observa.
Diante do resultado positivo alcançado no Rooftop VK, a mesma sistemática passou a ser adotada em outros condomínios atendidos pela Ágile, como é o caso do Edifício Residencial Carraro. “A Ágile Administradora de Condomínio nos acolheu com carinho e sabedoria, e juntos construímos uma parceria de confiança que já dura quase 10 anos. Se avançamos na gestão condominial, foi graças a estes profissionais comprometidos que buscam oferecer um trabalho seguro e transparente, priorizando sempre a comunicação e entendimento entre todos”, avalia a síndica do Residencial Carraro, Roseli Pereira.
Mensagem aos síndicos e administradores:
“Convido você, síndico, a pensar que os condomínios são pequenas sociedades. Inovar nas ações e inspirar pessoas é o resultado alcançado pelo síndico que está comprometido na função. Administrar procedimentos e liderar pessoas requer vontade, conscientização, autorresponsabilidade e educação”. Felipe Zonta