Embracon Administradora de Condomínios – Walter Cruz – CEO
Nome do case: Adeus ao papelzinho no elevador
Comunicação síndico-condômino mais eficiente e ecológica
Aquela conhecida rotina de imprimir cada novo aviso e de espalhá-los pelos empreendimentos comerciais e residenciais para destacar normas, serviços e atividades está ficando no passado em muitos dos clientes da Embracon Condomínios, que faz a gestão de mais de 300 complexos em Santa Catarina e São Paulo. Para facilitar e tornar mais sustentável o dia a dia dos síndicos, a empresa tem adotado, desde 2018, a ferramenta Mural Digital Online – que consiste em monitores conectados à Internet instalados no hall ou nos elevadores das edificações para transmitir as informações definidas pelos administradores. “Esse instrumento tem ajudado a reforçar as regras desses locais, reduzir os problemas de convivência e diminuir a utilização de recursos naturais”, enfatiza Walter Cruz, CEO do Mural Digital Online, companhia criada em Florianópolis (SC), e um dos fundadores da Embracon.
Cruz salienta que muitos dos conflitos nesses ambientes surgem devido à falta de comunicação. Em muitas situações ocorrem mudanças nos regimentos internos, na forma de uso dos espaços ou naquilo que é permitido e proibido nas áreas comuns e os condôminos não ficam sabendo. A ideia com o mural, aponta o CEO, é resolver essa dificuldade disponibilizando de maneira virtual todos os regulamentos e as novidades dos empreendimentos aos moradores e usuários dessas estruturas. A iniciativa também tem reflexos importantes no meio ambiente, com o menor emprego de material de escritório, energia elétrica e combustível.
“Costumo dizer que a solução dá adeus ao papelzinho porque os gestores não precisam mais colar os cartazes nos elevadores”, ressalta. Cerca de 7,1 mil folhas de papel e 71 mil litros de água são economizados anualmente com o mecanismo, informa Cruz. O cálculo sobre esse último recurso é feito a partir do dado de que a fabricação de cada folha consome 10 litros de água. Além disso, como muitos síndicos profissionais administram mais de um complexo, os deslocamentos entre os clientes, que muitas vezes ficam em cidades diferentes, são uma realidade. Segundo o CEO, com o canal digital, eles não precisam mais sair dos seus escritórios para fixar as mensagens, ganhando tempo para outras tarefas, reduzindo os custos e a poluição do ar e minimizando os riscos envolvidos nesses trajetos.
Informações variadas e acessíveis 24 horas por dia
Com mais de 140 empreendimentos atendidos pela ferramenta em Itajaí, Balneário Camboriú, São José, Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Criciúma (cidades de SC), Piracicaba e São Paulo (ambas em SP), o Mural Digital foi desenvolvido após a identificação de que um grande número de gestores tinha dificuldade em comunicar o seu trabalho e resultados. Para Cruz, a falta de divulgação das ações realizadas vem sendo resolvida com o uso dos monitores nas edificações, que permitem que uma multiplicidade de informações fique rodando nas telas, 24 horas por dias, abrangendo todos os públicos dos complexos. “Dessa forma, não importa se a pessoa sai de casa às 7h e só volta às 21h. Quando ela entrar no elevador, os avisos vão estar ali”, frisa.
Os síndicos contam com aproximadamente 500 opções de lâminas prontas, com recados que vão desde chamadas para as assembleias, respeito ao horário de silêncio, cuidados com a segurança, entre outros. “O administrador entra no site, escolhe o tema que precisa e em 48 horas o informe circulará no condomínio. Ele pode ainda fazer a solicitação pelo WhatsApp e customizar o conteúdo”, detalha. Os aparelhos, que passam também notícias internacionais e sobre o clima, precisam apenas de acesso à Internet para funcionar. Nos locais com dois elevadores, há a possibilidade de ter um mural em cada um deles com programações diferentes e adaptar o looping das informações.
O CEO adianta que o mecanismo tem espaço para a exploração de mídia, com parte do valor pago pelos anunciantes destinado aos empreendimentos. Outra novidade, acrescenta Cruz, é o serviço de cashback – parceria com um aplicativo que dá desconto na taxa condominial (de 10% a 20%) para quem consome serviços e produtos de negócios do entorno do condomínio. “Além da recompensa, a medida valoriza o comércio local”, pondera. Ele agrega também que o maior aprendizado com o mural tem sido ajudar as pessoas, reduzir os conflitos e agilizar o cotidiano dos síndicos.
Mensagem aos síndicos e administradoras:
“Vivemos, hoje, um momento de transformação digital em todas as áreas. As administradoras devem buscar automações que favoreçam as pessoas, facilitando o dia a dia dos síndicos, baixando os custos e impactando a vida dos condôminos.” Walter Cruz