fbpx

Vizinhança reunida

Compartilhe

Eventos coletivos proporcionam comodidade, estimulam o convívio social e promovem a harmonia entre os condôminos

Foto: Vivare

Essa época é propícia para planejar ações que poderão ser implementadas nos condomínios no próximo ano. O desafio é fugir do óbvio e pensar em ideias inovadoras. Uma tendência que ganha força em grandes centros como São Paulo e pode inspirar os síndicos são os eventos coletivos realizados nas dependências do edifício, que vão desde festas temáticas a feiras orgânicas e food trucks. Além de proporcionar comodidade, este tipo de iniciativa promove a integração dos condôminos, estimulando o convívio e uma relação mais harmoniosa entre vizinhos.

Foto: Vivare

Para organizar esses eventos, o síndico ou administradora
podem contar com o serviço de empresas especializadas em eventos para condomínios. As opções de atividades que podem ser desenvolvidas coletivamente são inúmeras, assim como os benefícios dessa iniciativa. “Estimular atividades coletivas vai proporcionar o encontro entre vizinhos que não se conhecem e tornar o ambiente mais fraterno. As pessoas ficarão mais próximas e isso vai gerar maior empatia”, destaca Tauana Bettina Sorensen, sócia-proprietária da Vivare, empresa que assessora a prática esportiva, educativa e de lazer dentro de condomínios e residenciais.

Antes de contratar uma empresa e definir o tipo de evento é importante o síndico pensar em opções que tenham a ver com o perfil dos moradores, o que vai garantir maior adesão. Se no edifício moram muitas famílias com crianças, por exemplo, vale oferecer festinhas em datas especiais, como Dia das Crianças e Halloween. Outra ideia é organizar uma colônia de férias para as crianças durante o recesso escolar, uma ótima forma de integrar os pequenos e de facilitar a vida dos pais, que não têm onde deixar os filhos neste período.

Outra dica importante é prever no orçamento e apresentar em assembleia as possíveis despesas com os eventos. Se o condomínio não quiser investir, uma solução é buscar parcerias nas proximidades do condomínio. Feirantes do bairro podem se unir em um determinado dia para vender frutas, legumes, verduras ou produtos orgânicos dentro do prédio. Os famosos food trucks também são uma alternativa interessante de promover a socialização entre os moradores, e com possibilidade de agradar a um público variado. Há food trucks que oferecem a estrutura sem custo adicional, bastando ao condomínio ceder o espaço.

Apoiador dessa iniciativa de promover eventos coletivos, o Síndicos Planning proporcionou recentemente uma experiência em um condomínio de Blumenau. Durante o workshop de setembro, o D’Sintra Residence, condomínio do bairro Vila Nova, ganhou num sorteio um evento organizado pela Vivare. “Fizemos aulas de pilates, treinamento funcional e atividades recreativas com as crianças. Esse evento permitiu que os moradores interagissem entre eles e entendessem na prática, a importância do convívio social”, destaca.

Dicas para fazer eventos coletivos

  • Converse com os moradores ou faça uma pesquisa para entender qual a necessidade e o tipo de evento que mais interessa.
  • Preveja no orçamento anual um fundo de reserva em que será depositado um valor mensal para utilizar na realização de eventos.
  • Estabeleça uma agenda de eventos com potencial para serem realizados no condomínio, considerando datas importantes e orçamento disponível.
  • Busque parceiros na região e empresas especializadas na organização de eventos.
  • Crie uma comissão de moradores para ajudar no planejamento, organização e montagem dos eventos.
Compartilhe

Leia também