Os 3 pilares para ser um profissional e síndico mais produtivo

Compartilhe

Para ser um síndico ou gestor de sucesso é necessário ter muita dedicação, foco e disciplina mental, física e emocional.

Foto: Banco de Imagens

Geralmente são mais 12 horas diárias de trabalhando em diferentes áreas, com diversas equipes e tomando decisões importantes o tempo todo. Essa rotina exige muito da mente e do corpo, e seus efeitos para a grande maioria passam desapercebidos, mas invariavelmente cobram um preço muito alto depois.

A vida corrida do dia a dia, repleta de compromissos profissionais, familiares e demandas pessoais, acarretam em compensações nada saudáveis, com alimentos gordurosos, cigarro para relaxar ou consumo de bebidas alcoólicas quase que diariamente, seja em função de eventos ou para espairecer no fim do expediente puxado. E justamente a junção desses comportamentos é que o vai tirando a energia do corpo físico e mental ao longo do tempo.

Muitos só percebem que sua saúde está comprometida quando ocorre algum problema como crise nervosa, hipertensão, início do diabetes ou até mesmo coisas mais graves como infarto ou AVC.

E aqui temos dois cenários, ou você vai precisar correr muito atrás para normalizar a saúde e evitar que algo mais grave aconteça ou então vai ter que aprender a viver com as sequelas e limitações decorrentes de situações mais graves.

Mas tudo isso é muito fácil de evitar do que você imagina. E ao contrário do que você pode estar pensando, não vai tomar o seu tempo, mas sim lhe trazer mais tempo, tanto no dia a dia como de vida.

Mas afinal do que é que estamos falando?

Os três pilares que aumentam a disposição

Estamos falando de cuidar do seu maior bem, da sua ferramenta principal que é o seu corpo e a sua mente, estamos falando de cuidar da sua saúde. Afinal sem saúde não é possível trabalhar, não é mesmo?

E ter saúde ao contrário do que muitos imaginam não é simplesmente não estar doente. Você precisa aprender a prevenir e evitar doenças, você precisa agir de forma estratégica, tanto quanto é com os seus negócios. Cuidando da saúde de forma preventiva você vai ter muito mais agilidade não apenas física, mas principalmente mental, com muito mais agilidade e discernimento para resolver os problemas que surgem ao longo do dia.

E qual a melhor maneira de fazer isso?! Eu posso te garantir que é usando o método dos três pilares. Esse método já ajudou a centenas de pessoas a mudarem para muito melhor seu estilo de vida, pois ele é a base para a saúde integral. Os 3 pilares do equilibro consistem em: atividades físicas, alimentação saudável e equilíbrio emocional. Não estou falando que você precisa virar natureba ou o mais fitness dos seus amigos e muito menos um monge budista.

O método dos 3 pilares foi desenvolvido justamente para se encaixar na rotina de vida e trabalho da atualidade, para que ele venha a te ajudar a ser mais produtivo e não para virar mais item que roube seu tempo e sua energia.

Entendendo os 3 pilares na prática

Atividade física

Foto: Banco de Imagens

O primeiro e mais importante pilar é a atividade física. E aqui cabe a ressalva que você não precisa virar um maratonista, na verdade você não precisa nem correr. Mas você precisa se mexer, não dá para ficar sentado o dia todo e achar que o seu corpo vai reagir bem.

O corpo humano é uma máquina incrível funciona como um relógio. Mas para funcionar bem precisa de movimento, principalmente nas pernas. Pois é com o movimento das pernas que o sangue é bombeado de volta ao coração e mantem a circulação sanguínea normal, oxigenando todo o corpo.

Faça um teste: para de ler esse texto agora, levante-se, alongue as pernas e os braços, espreguice com vontade, vá até o bebedouro e volte. Tenho certeza  que só essa ação já lhe deixou muito mais disposto e desperto, não é mesmo? Agora imagine o quanto caminhar por 30 minutos por dia poderia fazer de bem para o seu corpo.

Alimentação saudável

Foto: Banco de Imagens

O segundo pilar é a alimentação saudável e nós o chamamos de pilar vital, pois sem combustível nenhuma máquina funcional, certo?

Pois é seu corpo também não. E a questão é que a qualidade do combustível influencia diretamente no melhor ou pior funcionamento e na vida útil da máquina. E no caso do seu corpo, digamos que e um pouco mais complicado você fazer um financiamento para substituí-lo.

Manter uma alimentação na saudável na rotina do dia a dia é mais simples do que parece e aumenta muito a disposição, a sua energia e melhora o humor. Comece aos poucos, se você apenas passar a consumir pelo menos 2 litros de água por dia, vai perceber uma grande diferença. Aproveite que você levantou e foi até o bebedouro e tome um generoso copo de água. E então? Qual foi a sensação?

Se você gosta de desafio, vou te dar mais um, inclua fruta ou uma porção de salada em todas as suas refeições.

Equilíbrio emocional

Foto: Banco de Imagens

O terceiro pilar é o equilíbrio emocional, que nos ajuda a manter nossa capacidade de entendimento e discernimento das situações, nos levando assim a decisões mais sensatas e assertivas.

O foco desse pilar está em combater a ansiedade e o estresse que é quase inevitável para quem está a frente de um negócio, mas acredite é completamente possível de combater. Muitas vezes na ânsia de atingir as metas e fazer a empresa funcionar a grande maioria dos executivos ignora os sinais do seu corpo e da mente, mas são esses sinais que mostram que o limite está sendo ultrapassado.

Alguns dos sintomas decorrentes do estresse e da ansiedade e que demonstram que algo não está bem são dores de cabeça, de estômago, sono ruim, mãos e pés frios, falta de alegria nas tarefas do dia a dia, irritação e explosão por qualquer motivo, entre outros.

Como eu falei antes você não precisa virar um monge, mas experimente tirar 5 minutos para fechar os olhos e respirar profundamente em um ambiente silencioso ou então ouvindo uma música que lhe acalme.

Fica aí mais um desafio para você.

Ok? Talvez incorporar essas três ações logo de cara pareça um pouco complicado para você, então comece por apenas uma.

Lembra que falei que a atividade física é o pilar mais estratégico, então, comece caminhando 30 minutos, 3 vezes na semana!

E por que mexer o corpo e tão estratégico? Porque mexendo o corpo você vai dormir melhor e assim reduzir o estresse e vai passar a naturalmente se alimentar melhor. Então você faz um movimento e passa a ativar os outros dois também.

Experimente! Cuide da sua saúde e aumente a sua disposição e seja mais produtivo e assertivo nos negócios.

Ah! E se você quer incentivar toda a sua equipe ser mais produtiva,  eu desenvolvi um material didático para  ajudar milhares de Profissionais e Empresários , um  Programa de Qualidade de vida, um kit com “Pílulas de Equilibrio e bem estar”. Acesse o material através deste link.

Desejo muito, muito sucesso para todos!!!

Artigo escrito por Claudia de Souza Santos, consultora de saúde e bem-estar.

Compartilhe

Leia também