fbpx

Josué Cavalcante de Lavor

Compartilhe
  • Formação: Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino; Bacharel em Direito pela Faculdade Guilherme Guimbala; Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Aupex/Curitiba; MBA Finanças e Administração pela Fundação Getúlio Vargas/Rio de Janeiro.
  • Cidades em que atua como síndico: Joinville
  • Síndico em: Mais de 50 condomínios
  • Tempo de atuação como síndico: Mais de 10 anos
Foto: Daniel Zimmermann

Qual o maior problema que já teve que resolver como síndico?
Atualmente, o maior problema que estou enfrentando como síndico é este período de isolamento social devido ao coronavírus, pois é muito difícil fazer os moradores entenderem que as áreas comuns de lazer estão interditadas para uso com o intuito de evitar a proliferação do vírus. Ainda, este período é muito complicado financeiramente, pois temos que fazer um novo planejamento financeiro em todos os condomínios, adaptando o caixa do prédio para a crise financeira decorrente do covid-19.

Qual a situação mais engraçada ou inusitada que já presenciou nos condomínios?
Vivenciamos diversas situações inusitadas, a principal foi encontrar um indivíduo morto do meio da garagem de um prédio, pois ele tentou escalar o prédio para invadir uma unidade, escorregou e acabou caindo e falecendo no local.

O maior desafio nas Assembleias?
Acredito que o maior desafio das assembleias seja os moradores com falta de respeito, ou que venham nas assembleias somente para tumultuar, pois atrapalham os demais presentes a formar suas próprias opiniões e atrapalham nas tomadas de decisões e andamento da assembleia.

Quem sempre esteve ao seu lado quando precisou?
Primeiramente minha família. Mas também estou cercado de uma equipe de funcionários extremamente treinada, comprometida e eficiente, bem como, minha empresa sempre esteve cercada de excelentes profissionais (prestadores terceirizados).

Que legado deseja deixar?
O legado que quero deixar é: O trabalho sempre vale a pena se feito com ética, transparência e honestidade.

Conselho De Síndico para Síndico:
Um conselho para o sucesso de sua profissão é: sempre seja o mais transparente possível com seus clientes e fornecedores.
Ainda, um conselho operacional é: registre tudo o que puder por escrito/fotos e armazene estes documentos em seus arquivos.

Uma dica para quem vai ser síndico pela primeira vez:
Tenha paciência, pois você estará lidando na maior parte do tempo com conflitos e problemas. Procure sempre se atualizar, esta é uma profissão que traz ao profissional um aprendizado imenso, tanto no âmbito profissional, como no pessoal.

Como é o síndico do futuro?
Acredito que o síndico do futuro seja uma pessoa que utilize a tecnologia como sua aliada na resolução de problemas e penso que o síndico seja uma pessoa que deverá entender cada vez mais de relações interpessoais.

Recado para os condôminos:
O respeito e a educação com seus vizinhos, síndico, e prestadores de serviços do condomínio são os pilares de um bom relacionamento. Nenhum conflito se resolve com falta de educação. Lembre-se, o síndico é seu aliado, defende os interesses coletivos e não é seu inimigo.

Quem é você?
Entendo ser um mediador de conflitos e um ser humano em busca de constante aperfeiçoamento.

Compartilhe alguma case bacana do(s) condomínio(s) que administra, que tenha gerado economia, ou contribuído para a integração dos condôminos, ou alguma ação de sustentabilidade, etc.
Um case de sucesso que tivemos em nossa empresa é a redução do valor de água nos condomínios comerciais. O padrão de cobrança de água dos condomínios pela concessionária da cidade de Joinville é por número de unidades e não considerando o condomínio como uma única unidade consumidora cobrando apenas a leitura do hidrômetro. Sendo assim, ingressamos com uma medida judicial requerendo que a concessionária pública realizasse a cobrança considerando uma única unidade consumidora e fazendo a leitura do hidrômetro. Tivemos uma sentença favorável e houve uma redução significativa da cobrança de água nos condomínios comerciais. Tal medida se replicou a todos os condomínios comerciais que administramos. Um exemplo é a fatura de água do Condomínio Helbor Offices Joinville que, quando o prédio foi entregue pela construtora em 2014, o valor da fatura de água girava em torno de R$ 17.500,00. Após vencido o processo judicial, pagamos um valor em torno de R$ 3.000,00. Estamos falando de uma economia mais de 80% do valor da água.

Compartilhe

Leia também