fbpx

Grupo Segura alia alta tecnologia à segurança para preservar o patrimônio de clientes

Compartilhe

Empresa com sede em Blumenau e Joinville apresenta soluções eficientes e profissionais qualificados para quem busca proteção

Foto: Daniel Zimmermann
Foto: Divulgação

Fundado em Blumenau há 27 anos, o Grupo Segura se destaca pela alta tecnologia combinada a soluções de segurança para assegurar o bem-estar e patrimônio dos clientes. A inovação faz parte do DNA da empresa, que busca oferecer um serviço de excelência e sempre se antecipar às novidades de mercado. Com especialistas no segmento e equipe altamente qualificada, a Segura oferece um portfólio que inclui serviços em Segurança, Asseio e Conservação e Terceirização Profissional. Atualmente, o grupo conta com 600 colaboradores e duas sedes, uma em Blumenau e outra em Joinville, para atender clientes das regiões Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

A empresa surgiu em 1993 a partir de uma oportunidade empreendedora, já que na época a terceirização passou a ser uma opção viável para as empresas interessadas no segmento de segurança privada. De acordo com o fundador e um dos diretores da Segura, Avelino Lombardi, naquele momento havia muitas empresas na área de segurança pública, mas poucas focadas em segurança privada. “A Vigilância Segura, como era chamada na época, nasceu dessa necessidade de controlar o patrimônio privado das empresas e do interesse em terceirizar este serviço para especialistas. Identificamos esse nicho e criamos uma empresa voltada especificamente para a segurança na indústria, comércio e residencial”, conta.

Os negócios cresceram e, com o passar dos anos, a Segura tornou-se uma das mais conhecidas no segmento em Santa Catarina. No ano seguinte à fundação, foram incorporados ao portfólio os serviços de Asseio e Conservação. Em 1995, foi uma das primeiras a oferecer também serviços de segurança eletrônica, com sistemas monitorados de alarme, circuitos fechados de televisão, gravação de imagens, proteção perimetral, rondas eletrônicas e outras novidades tecnológicas. Com o propósito de consolidar a marca, em 2003 foi constituído o Grupo Segura, composto hoje por três empresas independentes: Segurança Privada, Segurança Serviços e Segurança Eletrônica. 

Diferencial

Avelino Lombardi Júnior / Foto: Daniel Zimmermann

Diretor administrativo do Grupo Segura, Avelino Lombardi Júnior destaca que as diretrizes estratégicas da empresa visam a proximidade com o cliente e o foco em serviços personalizados. “A Segura é uma empresa que trabalha com um objetivo principal de atender às necessidades de cada perfil, por isso nosso diferencial é justamente a relação próxima que estabelecemos com o cliente. Nestes quase 30 anos no mercado, temos uma vivência grande tanto no setor empresarial quanto residencial, e somos reconhecidos por essa proximidade e empatia. Na Segura o cliente não é mais um número e ele tem total abertura para conversar diretamente com a diretoria”, afirma Júnior.

Como um dos fundadores, Lombardi complementa que a preocupação maior da Segura sempre foi a de proteger o cliente, sua a família e seu patrimônio. “Quanto mais próximo do cliente, melhor percebemos suas necessidades. O cliente tem que se sentir querido, cuidado, seguro e em um ambiente agradável. Por isso, fazemos questão de estar sempre presentes, para quando ele precisar ter a certeza de que poderá contar conosco e com os nossos serviços”, ressalta. “A nossa missão é prover soluções tanto para proteger, como para dar continuidade aos negócios do cliente e para valorizar a sua marca”, completa Lombardi Júnior.

Essas soluções de segurança – que podem abranger o perímetro, a estrutura física, os recursos humanos e todas as rotinas de uma empresa, residência ou condomínio – têm a intenção de detectar, comunicar e inibir possíveis ocorrências. Para cada necessidade, o Grupo Segura conta com uma solução específica. Entre elas estão os serviços de vigilância armada ou desarmada, controles de acesso para pessoas, veículos e materiais, segurança pessoal, serviços de ronda preventiva e eletrônica, preservação de dados confidenciais, investigações, auditoria de segurança, entre outros.

Segurança privada

Foto: Daniel Zimermann

O Grupo Segura atua em diversos segmentos da área privada como indústria, comércio, residências, escolas, supermercados, condomínios, shoppings, hospitais e cooperativas de crédito. Na segurança privada, as necessidades de proteção podem abranger a supervisão integral das rotinas diárias, ou ainda, atuação pontual no acompanhamento de eventos sociais. Cada situação vai demandar um dimensionamento específico de recursos, podendo incluir a presença de motoristas, escolta pessoal ou motorizada, batedores avançados, ronda motorizada, entre outros serviços.

Gerente operacional da Segura, Gilmar Wruck explica que a Segura hoje está habilitada a prestar serviços de vigilância patrimonial e de segurança pessoal.

“Para prestar esse serviço há somente um profissional habilitado, o vigilante, que precisa passar por curso na Escola de Formação de Vigilantes e ser cadastrado junto à Polícia Federal, assim como a empresa prestadora de serviço. E todos os serviços na área de segurança privada são fiscalizados pela Polícia Federal.”

Gilmar Wruck

Wruck chama a atenção também para o treinamento interno, realizado constantemente para qualificar os profissionais. Desde a integração, quando o vigilante entra na empresa, até começar em um posto de trabalho, ele passa por cinco módulos de treinamento. “Temos ainda um trabalho in loco, realizado no posto de trabalho, em que reunimos a equipe com frequência para repassar orientações. Além disso, fazemos uma supervisão dos postos de serviço, onde são verificados o cumprimento das normas internas e se o colaborador está habilitado ou se precisa de maior qualificação para aquele posto, e o monitoramento de todos os postos 24 horas por dia”, observa.

Segurança eletrônica

Foto: Daniel Zimmermann

O serviço de segurança eletrônica prevê a proteção de casas, escritórios, estabelecimentos comerciais e espaços públicos contra intrusões, arrombamentos, incêndios e outras irregularidades.

“Por meio da segurança eletrônica é possível inibir e detectar ações furtivas e assaltos, controlar acessos com muita eficiência, criar barreiras de proteção e facilitar a comunicação dando a estes eventos respostas ágeis e precisas.”

Gilmar Wruck

Nesta área, o Grupo Segura atua com o dimensionamento de proteção; projetos de sistemas integrados, desenvolvidos sob a ótica da Segurança Patrimonial; equipamentos de apoio à Segurança Patrimonial e sistemas de comunicação; monitoramento de alarmes, imagens (câmeras) e ronda eletrônica; e Central de Monitoramento própria, utilizando-se dos mais modernos recursos tecnológicos. Além de comercializar o equipamento de segurança eletrônica, a Segura faz a instalação e oferece assistência técnica. 

No caso do monitoramento, o serviço é realizado 24h por dia. Quando ocorre uma ocorrência, a central tem tratativas para solucionar o evento, desde fazer contato com o cliente até a verificação no local. “Se disparar o alarme em um dos acessos, por exemplo, pelas imagens será verificado se uma porta foi deixada aberta ou se houve uma intrusão. Dependendo da situação, a equipe irá resolver remotamente ou deslocará uma viatura até o local”, frisa.

Projeto de segurança

Gilmar Wruck e Pablito Cleiton Fausto / Foto: Daniel Zimmerman

Oferecer proteção também implica em criar projetos integrados de segurança. Mais do que vender equipamentos e disponibilizar profissionais qualificados, a Segura pensa em soluções completas para proteger o patrimônio dos clientes. Os projetos combinam mão de obra qualificada, tecnologias e processos inteligentes para apresentar propostas viáveis e eficientes de proteção. Especialistas em segurança estão à disposição para elaborar projetos que irão garantir o perfeito atendimento das necessidades do cliente, minimizar riscos, oferecer informações sobre os equipamentos a serem utilizados, apresentar custos, produtos e garantias de uso.

O projeto de segurança deve proporcionar confiança e processos de fácil utilização. “Por meio de uma análise detalhada do ambiente, dos locais de acesso, do tráfego, do estacionamento, do perímetro e da criminalidade regional, o projeto é desenvolvido considerando os recursos humanos, procedimentos e tecnologias que darão uma resposta mais assertiva ao diagnóstico traçado. O projeto parte da identificação dos riscos a que o empreendimento está exposto e tem como objetivo minimizar as vulnerabilidades existentes”, alega.

Conservação e limpeza

Foto: Daniel Zimmermann

Outra área de atuação do Grupo Segura é na parte de limpeza. No quesito Asseio e conservação, a empresa oferece serviços indispensáveis para manter ambientes higienizados e bem conservados. Entre os serviços estão limpeza de vidros ou fachadas, limpeza e impermeabilização de pisos, paredes, carpetes e o asseio e conservação de mobiliários e ambientes em geral. “Temos um time de profissionais habilitados para trabalhar com diversos equipamentos e produtos e em diferentes tipos de ambientes. Ainda contamos com a consultoria do Osmar Viviani, da Consulimp, que é considerado uma das grandes referências no setor de limpeza no Brasil”, salienta Wruck. 

A terceirização de mão de obra também faz parte do roll de serviços da Segura, que disponibiliza profissionais como recepcionista, telefonista, motorista, jardineiro, auxiliar de serviços gerais, porteiro, auxiliar administrativo etc. Essa opção é indicada para gestores que precisam otimizar o tempo para focar em outros aspectos do seu negócio. E para garantir a eficiência do serviço e bons resultados, a empresa realiza um rigoroso processo de avaliação e triagem, selecionando pessoas capacitadas para desempenhar cada atividade. 

Portaria remota

Grande aliada da segurança de prédios, condomínios e estabelecimentos comerciais contra furtos e assaltos, a portaria remota substitui a presença de porteiros nestes postos. Por meio de câmeras e imagens em alta resolução, o fluxo de pessoas é gerenciado à distância. As imagens são enviadas para a Central de Monitoramento e Controle do Grupo Segura, onde profissionais especializados supervisionam a movimentação dos pontos em que as câmeras estão instaladas. 

A solução, que integra sistemas de segurança, telecomunicações e automação, tem uma série de vantagens. Além de automatizar o fluxo de entrada e saída com controles de acesso precisos e monitorados 24 horas por dia, sete dias por semana, a portaria remota ainda reduz custos com pessoal. “Entre as facilidades para os clientes podemos citar o envio de relatórios com informações precisas da circulação de pessoas com imagens, data e hora. E tudo isso ao alcance da mão, já que é disponibilizado um aplicativo para o cliente visualizar câmeras e receber informações online. Há também o ‘botão de pânico’ que pode ser acionado pelo cliente em situações de risco”, pontua.

Por se tratar de uma tecnologia que permite prestar serviços remotamente, a solução se apresenta como uma forte tendência para empresas e condomínios. Pablito Cleiton Fausto, gerente comercial da Segura acredita que a solução na área de Segurança Eletrônica será uma das grandes responsáveis pelo crescimento do grupo neste ano. “Neste cenário de economia retraída, a maioria dos clientes buscará alternativas mais acessíveis. Ou seja, o cliente que tem portaria física 24h vai buscar soluções como a portaria remota, que atenderá às suas necessidades e ao mesmo tempo reduzirá custos”, pondera.

Para 2020, a Segura – que foi pioneira na implantação de portaria remota em uma indústria em Blumenau – pretende crescer de um cliente de portaria remota para cinco novos clientes. “Estamos com uma visão otimista e prevemos um crescimento de 15% a 20% no aumento do faturamento e de 30% a 40% na carteira de clientes, em um cenário pós-crise”, analisa. Fausto reforça que a Segura está sempre buscando soluções inovadoras e tecnologias com alto nível de segurança voltadas para um sistema de baixo custo. “Esse é o nosso objetivo principal, trazer resultados benéficos para o cliente, seja no incremento de segurança ou na redução de custos”, conclui.

Compartilhe

Leia também